Festa Zero Waste?

Gente, esse já é meu QUARTO post de aniversário aqui no Blog! Chocada!

Mas esse post sobre festa de aniversário tem uma diferença: eu queria uma proposta Low Waste. Claro que seria fantástico conseguir chegar a Zero Waste, mas eu ainda não aprendi a fazer compras de supermercado sem pegar produtos embalados.

Pra quem não sabe, Zero Waste é um estilo de vida no qual não se produz lixo. As sacolas de plástico são substituídas por sacolas de pano (reutilizáveis), os copos e plásticos descartáveis são banidos, no lugar de absorventes usa-se o coletor menstrual, e com os restos orgânicos de comida se faz compostagem. O objetivo é não jogar nada fora porque, afinal, não existe “fora” quando se trata do nosso planeta.

Eu pisei na bola algumas vezes, mas acho que num geral já valeu ter diminuído a quantidade lixo.

  • Vamos começar pelo o que deu certo: quando eu pensei em festa já imaginei minha sala cheeeeia de balões com gás hélio, aquele balão enorme com números ou letras, e tal. Mas logo percebi que tudo isso seria jogado fora. Até vi que existe um tipo de balão ecológico feito com látex, mas não achei pra vender por aqui. E bem, não era realmente necessário. Também abri mão dos pratos e copos descartáveis, e tentei oferecer opções de comida que não precisassem de pratos e talheres. A principio eu ia usar guardanapos de pano, mas quase não precisamos de guardanapos em geral, na verdade.
  • Na decoração usei só coisas eu eu já tinha, ou que poderiam ser usadas depois: flâmulas que eu e minha tia fizemos com tecido de algodão cru e galhos de plantas (e que agora estão decorando a minha porta!), um apanhador de sonhos feito com coisas locais, um quadrinho super fofo e alguns cartões postais, que prendi na parede com aquela gominha reutilizável.

  • E o que deu de errado? Bem, em primeiro lugar eu infelizmente esqueci de levar a sacola ecológica na hora de fazer compras. É bom tentar deixar sempre na bolsa, porque é preciso criar o hábito. O outro problema foi que a doceira esqueceu de não botar papel plástico nas forminhas dos brigadeiros. A comida eu já sabia que seria um desafio, e ainda preciso aprender muito. Acho que poderia ter levado um pote pra pegar os salgadinhos ao invés de trazer numa caixa de papelão, por exemplo. Mas aos poucos a gente vai aprendendo, e qualquer redução de lixo já vale muito.

Espero que no ano que vem eu tenha ótimas dicas para dar para vocês!

Mas é claro que eu não podia terminar um post sem váaarias fotos:

Quem fez esse bolo wanderlust foi a Simone Boniolo! Aliás, deu pra ver que eu claramente moro no Pinterest, né?

_DSC0243-2

E esse vestido maravilhosooo com moças fazendo nado sincronizado no lago é da Antix! Pra que não sabe, eu fazia nado quando era adolescente, então verde (que é minha cor preferida) + esse detalhe maravilhoso me fez questionar se esse vestido não foi feito especialmente pra mim! ❤

E quem caprichou no meu reboco foi a maravilhosa da Déb. ❤

Essa foto era pra ser brincadeira, mas acabei gostando! hahah E dá pra ver minha tattoo direitinho!

_DSC0195-2

Quem tirou essas fotos sensacionais foi a linda da Lu!

Eu amei tudo e espero que tenham gostado também! 🙂

Essa quem tirou foi a Marcela (@mahxr) 🙂

Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s