O Velho e o Mar

HEM3

REMHEM

Na verdade eu meio que deveria estar falando de Mrs Dalloway, mas confesso que estava tão animada pra começar O Velho e o Mar que acabei largando o outro por um tempinho. :S

Bem, eu fiquei pensando em como seria uma boa maneira de fazer esse post ficar bonitinho, e assim resolvi juntar umas imagens com trechos do livro que eu gostei!

História:

O velho pescador Santiago estava sem conseguir peixes há mais de 80 dias, mas não havia perdido a esperança. Então um dia, precisamente no 85º dia, ele decide que é seu dia de sorte e sai de novo para pescar. A maior parte do livro se passa nessa pesca, exatamente como o título sugere, apenas com o velho e o mar. Ele conversa consigo, sofre em alguns momentos, mas nunca desiste de voltar para a casa com algum resultado.

Acho que o impressionante do livro é como o Hemingway consegue fazer essa história ficar emocionante! O livro realmente prende, e não sei se eu que sou sensível demais, mas em alguns momentos até fiquei emocionada. Eu esperava encontrar diálogos profundos e talvez até encarar uma leitura um pouco complicada, mas a história é bonita e fácil de ler.

HEM2

*SPOILER*

Sim! Ele consegue algum peixe! E na verdade ele consegue um peixe maior que o barco depois de 3 dias de muito esforço. “MEU DEUS ELE VAI CONSEGUIR PEGAR O PEIXE??? E AGORA?? AI O VELHO VAI MORRER, NÃO MATA O VELHO POR FAVOR” (essa sou eu lendo o livro e sofrendo os efeitos de muitas temporadas de Game of Thrones). Mas é claro que não é tão simples assim levar o peixe de volta pra Havana. O peixe estava sangrando, então vieram vários tubarões atrás dele. “O VELHO VAI MORRER”. Mas não morre não gente, ele chega inteirinho. Só não posso dizer o mesmo do peixão, que foi todo comido pelos tubarões, e só sobrou o rabo, a espinha e a cabeça pra contar história.

*FIM DO SPOILER*

Eu amei o livro e super indico pra vocês! Aliás, ele recebeu um Prêmio Pulitzer em 1953, e no ano seguinte Hemingway  ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
A ilustração dessa última imagem aqui embaixo é da artista Jaime Heiden.
A do homem no barco eu não sei de onde é, mas podem comentar se souberem. 🙂

HEM

Adiós!

Deixe um comentário

