Kombi Volkswagem

Hoje eu fui buscar a mini Kombi que eu tinha encomendado numa barraca da São Salvador! Os donos são uma gracinha e estão todo domingo na feira que tem lá. Os objetos são feitos de material reciclado e são surpreendentemente leves, ótimos para decoração! Pra quem quiser entrar em contato com eles, deixo o link aqui embaixo:

Facebook: https://www.facebook.com/oficinabrincandoeaprendendo

DSC06947

DSC06945

DSC06944

Mas e a história da Kombi, vocês conhecem?

Produzida pela Volkswagem, os primeiros modelos de Kombi surgiram em 1950. E, para minha surpresa, vi que ela não tem chassi (aquele suporte de aço ou alumínio que fica embaixo do carro)! Seu custo de manutenção é baixo e ela é considerada a precursora das vans de passageiros e carga.

O nome “Kombi” é uma abreviação de Kombinationsfahrzeug. Não precisam se assustar com o tamanho da palavra, é que no alemão eles juntam várias palavras para formar outra, mas a pronúncia é pausada (ao contrario do português, já que escrevemos separado mas falamos tudo junto!). A pronúncia seria “Combinatsion Fárr Tsóig”, que significa, ao pé na letra, “Coisa de dirigir combinada”, ou seja, Veículo Combinado. (Meu alemão ainda não é dos melhores, mas acho que deu pra ajudar um pouquinho!)

Ela começou a ser projetada nos anos 40 pelo importador holandês Ben Pon, que se inspirou na perua feita sobre o chassi do Fusca. Contudo, os primeiros protótipos tinham uma aerodinâmica terrível! E esse defeito só foi resolvido graças a uma universidade em Brunsvique (meio-norte da Alemanha).

No Brasil, o modelo só começou a ser fabricada em 1957 e, até hoje, praticamente não sofreu modificações.

Mas essa história de 56 anos de tradição está acabando. A Volkswagem anunciou seu último modelo: a Kombi Last Edition. Ela começou a ser vendida em agosto desse ano e sua produção é limitada a 600 unidades. O modelo é lindo, azul e branco, com cortinas fofíssimas, bancos com forração especial de vinil e espaço para nove pessoas. Infelizmente, ela está sendo vendida por 85 mil reais, então vou ficar só com a minha miniatura reciclada mesmo!

Screen Shot 2013-12-08 at 4.44.56 PM

Para comemorar o lançamento dessa última edição e se despedir com estilo, a VW promoveu uma “seção nostalgia” e abriu um espaço para enviar histórias.

Screen Shot 2013-12-08 at 5.49.05 PM

Eu amei, e vocês?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s